Geral

A carcaça do bovino é dividida em quatro secções principais, dois quartos dianteiros e dois quartos traseiros. Normalmente, estes são divididos entre a 10ª e a 11ª costela.

Quartos dianteiros >
Quartos traseiros >

Cortes primários

Muitas vezes, existe uma falta de conhecimento relativamente aos métodos de cozinhar corretos para os diferentes cortes, levando a que a versatilidade do quarto dianteiro seja subestimada. Como o quarto dianteiro contém cerca de 2-4% mais osso e tecido conetor branco, é muito mais saborosa, apesar de ser menos tenra. A percentagem de gordura nos quartos traseiros e dianteiros é praticamente a mesma.

Cortes primários
  • 1. Cachaço, cupim
  • 2. Pescoço
  • 3, 18. Chambão
  • 4. Bolo
  • 5. Peito
  • 6. Peito
  • 7. Costeleta fina
  • 8. Costeleta para assar
  • 9. Costeleta curta

Quartos traseiros

O quarto traseiro cortes mais tensos que podem ser preparados com métodos de cozinha com calor seco. É dos quartos traseiros que saem os bifes mais deliciosos.

Cortes primários
  • 10. Lombo
  • 11. Vazia
  • 12. Filé
  • 13. Lombo
  • 14. Alcatra
  • 15. Rabadilha
  • 16. Alcatra
  • 17. Chã de fora, chã de dentro

1. Acém, cupim

O acém consiste em seis vértebras da coluna serradas transversalmente, seis a sete costelas, a omoplata, vértebras dorsais, tecido conector amarelo (elastina) e vários músculos mais pequenos que vão para direções diferentes. A textura varia de grossa a fina, assim como o grau de maciez. A raça e a espécie determinam normalmente o tamanho deste corte sem osso.

O cupim é um corte sem osso que varia em tamanho, de acordo com a raça e a espécie e contém bastante gordura intramuscular (marmoreamento).

Chuckhump

2. Pescoço

Contém uma grande proporção de osso e tecido conector branco e é, por conseguinte, muito saborosa. Também contém um nervo espesso e amarelo (tecido conector amarelo ou elastina), retire antes de cozinhar porque nunca ficará macio.

neck

3. Chambão

Contém uma grande proporção de osso e tecido conector branco que o torna um corte duro mas saboroso.

Shin

4. Bolo

O bolo caracteriza-se pela camada de músculo vermelho vivo (mancha vermelha na camada de gordura) no topo. É um corte sem osso com uma textura grossa e que consiste em várias camadas de músculo que vão para direções diferentes. O bolo contém muito pouca gordura intramuscular. As diferentes camadas podem ser separadas pelo seguimento das "costuras" naturais.

Bolo

5. Peito

Este corte cheio de sabor com uma textura grossa contém o osso do peito e algumas costelas. O peito pode ser dividido pelo peito extremo, corte intermédio e placa.

Brisket

6. Peito

Este corte cheio de sabor com uma textura grossa contém o osso do peito e algumas costelas. O peito pode ser dividido pelo peito extremo, corte intermédio e placa.

Brisket

7. Costeleta fina

Este corte contém costeletas com duas camadas finas de músculo separadas por uma camada de tecido conector e gordura.

Flat Rib

8. Costeleta para assar

A costeleta para assar consiste nas vértebras dorsais, vértebras da coluna, três costelas, o músculo da grande dorsal, camadas de músculo mais pequenas e uma camada equilibrada de gordura.

Prime Rib

9. Costeleta curta

Famoso pelos bifes T-bone, este corte é tenro com uma textura fina. Os bifes t-bone, Porterhouse, filé e bifes do lombo são ótimos grelhados ou fritos. O rolo dá para fazer um ótimo assado no forno ou churrasco.

Short Rib

10. Lombo

Semelhante à costeleta para assar, dá para fazer ótimos assados e bifes.

Sirloin

11. Vazia

A vazia consiste numa secção sem osso e algumas costelas, conhecidas como a costeleta curta. Todo o corte é coberto por uma camada espessa de tecido conector que deve ser retirado antes de ser cozinhado.

Thin Flank

12. Filé

O filé, situado dentro da carcaça ao longo da coluna e protegido pela camada de gordura dos rins, vai desde o lombo à alcatra. Quanto mais perto da alcatra maior será o filé. Este corte de carne não tem osso, quase não tem gordura e é o mais tenro de toda a carcaça.

Fillet

13. Lombo

A raça e a espécie determina normalmente o tamanho deste corte sem osso. A textura grossa é bem marmoreada e muito saborosa.

Striploin

14. Alcatra

A alcatra consiste em várias camadas de músculo solto e no osso pélvico grande. Uma secção do filé também está situada na alcatra.

Rump

15. Rabadilha

A rabadilha consiste em três músculos. O músculo interior é o mais tenro.

Thick Flank

16. Alcatra

A raça e a espécie determinam normalmente o tamanho deste corte sem osso. A textura grossa é bem marmoreada e muito saborosa.

Rump

17. Chã de fora, chã de dentro

A raça e a espécie determinam normalmente o tamanho deste corte sem osso. A textura grossa é bem marmoreada e muito saborosa.

Uma característica deste corte é a camada de gordura grossa na forma de uma meia lua. Logo abaixo da camada de gordura, encontra-se um músculo plano fininho e, por baixo, duas camadas de músculo mais grossas. A chã de dentro não tem osso.

Silverside Topside

18. Chambão

Contém uma proporção grande de osso e tecido conector branco o que o torna num corte duro mas saboroso.

Shin
Chuck, hump Neck Shin Bolo Brisket Brisket Flat ribs Prime Rib shortribs Sirloin Thin flank Ffillet Striploin Rump Thick flank Topside Silverside, Top side Shin