This post is also available in: Árabe Chinês Inglês

Breve história da Mozbife

A Mozbife foi criada em 2009 e desde então evoluímos para nos tornarmos num verdadeiro produtor “do campo ao prato” da carne de vaca e produtos de carne de vaca da mais alta qualidade. Os nossos animais vêm das nossas próprias quintas e gado comunitário local, são engordados nos nossos confinamentos, abatidos no nosso matadouro e vendidos através das nossas unidades de retalho.

Iniciámos a criação de gado em 2009 em 1 000 hectares de terreno em Mavonde na província moçambicana de Manica. Rapidamente expandimos o nosso terreno com a aquisição de 15 000 hectares no Dombe em 2009 e a expansão da herdade de Mavonde para 2 350 hectares em 2013. Alargámos o nosso terreno para 19 850 hectares com a aquisição de uma terceira herdade de 2 500 hectares em Inhazonia em 2013.

As nossas quintas têm aproximadamente 6 400 cabeças com uma mistura de gado Beefmaster de alta qualidade, gado importado da África do Sul e gado local de Moçambique, como Brahman e Mashona. Através da implementação de um programa de criação de tecnologia de ponta, estamos a desenvolver uma manada de produção de carne de alta qualidade, que é a pedra basilar do nosso negócio “do campo ao prato”.

Em 2011, concluímos a primeira fase do desenvolvimento do nosso confinamento de Vanduzi, permitindo à Mozbife controlar o processo de engorda final dos nossos animais para providenciar a carne de mais alta qualidade. O confinamento de Vanduzi expandiu-se significativamente e tem atualmente cerca de 1800 cabeças com uma capacidade actual para 3000 cabeças. Com 1 350 hectares de terreno para cultivo e produção de feno, Vanduzi providencia uma proporção significativa da ração necessária para o confinamento.

Em 2012, abrimos o nosso matadouro com certificação Halal e de tecnologia de ponta no Chimoio, capaz de processar até 4 000 animais por mês. Adicionalmente, as nossas instalações de armazenamento a frio no local permitem-nos pendurar as nossas carcaças durante até 28 dias, o que nos permite produzir a carne da mais alta qualidade para venda direta aos nossos clientes ou para distribuição entre os nossos talhos e unidades de retalho.

O nosso primeiro talho abriu no Chimoio em 2012 e foi rapidamente suplementado por instalações em Tete em 2013 e Beira em 2014. Os nossos talhos recebem carcaças directamente do matadouro e preparam-nas conforme os requisitos dos clientes no local. Adicionalmente, temos duas unidades de retalho mais pequenas em Manica e Moatize que vendem produtos previamente embalados do nosso matadouro.

Estamos agora a expandir a nossa rede de distribuição para o nordeste de Moçambique através de uma unidade de distribuição e retalho em Nampula, que esperamos abrir no início de 2015. O local irá servir como um centro para lojas mais pequenas na zona.

Na Mozbife, estamos sempre a tentar manter os mais altos padrões, permitindo-nos fornecer os produtos de carne de vaca da mais alta qualidade disponíveis em Moçambique e a nível internacional, para que possamos cumprir a nossa meta de nos tornarmos o fornecedor de preferência para os nossos clientes.